sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A história do Ruby

Como foi dito durante a nossa apresentação o Ruby é uma linguagem de interpretada de script, orientada a objetos e dinamicamente tipada.

Ela foi criada por Yukihiro Matsumoto (Matz), em 1994, inspirada nas linguagens Python e Perl, com o objetivo de criar um linguagem poderosa, orientada a objetos, que fosse de fácil compreensão e fosse fácil de programar.

O Ruby é independente de plataforma, tendo diversas implementações, como por exemplo em Java (JRuby) e .NET (IronRuby e Ruby.NET), além das implementações para os sistemas operacionais mais utilizados (Windows, Linux e Mac).

As principais características das linguagem são:
  • A sintaxe é enxuta, quase não havendo necessidade de colchetes e outros caracteres.
  • Todas as variáveis são objetos, onde até os "tipos primitivos" (tais como inteiro, real, entre outros) são classes.
  • Estão disponíveis diversos métodos de geração de código em tempo real, como os "attribute accessors".
  • Através do Ruby Gems, é possível instalar e atualizar bibliotecas com uma linha de comando, de maneira similar ao APT do Debian Linux.
  • Code blocks (blocos de código), ajudam o programador a passar um trecho de instruções para um método.
  • Mixins, uma forma de emular a herança múltipla, sem cair nos seus problemas.
  • Tipagem dinâmica, mas forte. Isso significa que todas as variáveis devem ter um tipo (fazer parte de uma classe), mas a classe pode ser alterada dinamicamente.

2 comentários:

Kharylim disse...

Ola pessoal, não sei se é impressão minha, mas achei que vocês não abordaram muito a questão de modelo de processos OO para a web aqui no blog. Será que teria como vocês explicarem melhor como funciona esse modelo? E Essa linguagem aqui postada, a ruby on rails, faria parte desse modelo de processo OO para web?

Rafael disse...

Kharylim, O nosso artigo aborda esta parte das aplicações Web e também relaciona melhor o Ruby on Rails com as aplicações Web. O Ruby é uma linguagem OO, que recentemente tem sido muito utilizada no mercado. Isso aconteceu devido o surgimento de um framework chamado Ruby on Rails, que é utilizado para desenvolver aplicações Web. Desta forma o Ruby on Rails seria uma ferramenta para o modelo de processo OO para a Web.