terça-feira, 25 de novembro de 2008

Contrato de Escopo Negociável

Como foi discutido na nossa apresentação, e sugerido por Vinicius que nos deu o prazer de aparecer, aqui está o link para o contrato de escopo negociável feito pela ImproveIt. No site vocês ainda encontrarão um blog, um podcast e informações interessantes sobre Scrum e XP. Depois de corrigirmos alguns erros iremos postar a nossa apresentação aqui no blog.

3 comentários:

Closed disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Closed disse...

Existem alguns pontos que acho interessantes (ou mesmo importantes) mas que não puderam ser abordados na apresentação de vocês. Podem servir para acrescentar considerações no próximo post, que vier com a apresentação.

Um deles é referente ao Scrum. TODOS os dias deve ser feita uma reunião entre os integrantes para que cada um responda a três perguntas:
- O que foi realizado?
- O que pretende realizar agora?
- Quais as dificuldades encontradas?
Essas reuniões (apesar de encherem o saco)são úteis. Ajudam muito os integrantes no auto-gerenciamento.

Outro ponto é a identificação dos métodos da Crystal Family. As características da metodologia listadas eram bem específicas como um método só, mas Crystal Family possui uma série de subdivisões classificadas por complexidade do projeto. Por exemplo, o tempo de duração máximo do desenvolvimento varia entre os métodos Crystal, tendo no Crystal Orange um tempo de 1 a 2 anos. Isso é bem mais que o mostrado na apresentação, pois é voltado para projetos longos e mais complexos. Inclusive, nesse mesmo método (Orange), são abordadas práticas específicas para web. Então, isso me deixou uma dúvida na hora: Qual dos métodos foi descritos na apresentação? Foi considerado uma média dos métodos testados, ou apenas o mais utilizado?

É isso =)

Marcos Mãozinha disse...

Bem, o que mostramos na apresentação foram apenas exemplos de metodologias ágeis, visto que o foco principal foi a utilização de XP e SCRUM. As metodologias da família Crystal são três: Clear, Orange e Orange Web, todas elas propostas por Alistair Cockburn. De fato o que as diferenciam é a complexidade do projeto, como abordamos na apresentação final. Só para esclarecer, a Crystal Clear estaria no menor grau de complexidade enquanto que a Crystal Orange Web, em um grau maior de complexidade. Realmente, já que se trata de uma solução mais complexa, demanda mais tempo de desennvolvimento, mas note que os princípios do desenvolvedor ágil continuam a ser utilizados. Apesar de ser mais complexo, as constantes entregas continuam sendo feitas, embora haja uma maior janela de tempo de entrega.

PRONTO, É ISSO!!!